Breve história dos cupcakes…

30 ago

 

Cupcakes são verdadeiros pecados em miniatura, deliciosos e convidativos. Alguns são tão lindos que dá pena de comer…

O termo cupcake apareceu pela primeira vez no livro de receitas de Eliza Leslie, em 1828. No século XIX, estes pequenos bolos eram cozidos em recipientes individuais, ao contrário dos tabuleiros que hoje se usam para levar os muffins ao forno. Existe ainda outra teoria que defende que o nome “cup” não advém apenas das formas em que eram cozidos, mas também da maneira de medir os ingredientes: por copos (cups).

De qualquer das formas, esta foi uma grande inovação para as confeitarias: por um lado, ao serem levados ao forno em pequenos recipientes, demoravam muito menos a serem cozinhados e havia um risco muito menor de serem queimados. Por outro lado, a introdução de medidas específicas fez com que as receitas passassem de mão em mão muito mais rapidamente, estandardizando a forma de fazer bolos. As receitas que nessa altura foram descritas são, em grande maioria, as que ainda hoje se usam.

A base do cupcake é composta por quatro ingredientes básicos – manteiga, açúcar, ovos e farinha – mas a parte superior fica a cargo de cada cozinheiro e da sua criatividade. Depois de a massa de base estar assada, retiram-se os cupcakes do forno e começa a trabalhar-se na cobertura,que pode ser feita em casa ou comprada em qualquer supermercado.

A verdade é que só em 2009 a venda de cupcakes nos EUA subiu 22% e foi a receita que mais aumentou nas pesquisas da Google no mesmo período. E de onde vem esta súbita fama? Há quem diga que tudo (re)começou quando, num episódio de SEX and the city, Carrie entrou na loja Magnolia, em Nova Iorque, para comer um cupcake. Mas há também quem defenda que é mais uma forma de regeneração urbana, da mistura de tradição e contemporâneo. Ficam as imagens e a dúvida: os cupcakes são um hype ou uma nova forma de valorizar o tradicional?

Enquanto o chocolate e a baunilha permanecerem clássicos no mundo da confeitaria, ali estarão bons motivos para se comer cupcakes!

Anúncios

2 Respostas to “Breve história dos cupcakes…”

  1. Fernanda Sakamoto 30 de agosto de 2011 às 7:35 PM #

    Urruuuu olha eu aqui! Dórei! Gostooooouuuuso d+ esse new blog! 😉

    • tatoogirl 22 de outubro de 2011 às 3:22 PM #

      FÊ tou aceitando encomendas viu? 🙂

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: