Cupcake Caipirinha

16 out

Receita: Cupcake de Caipirinha (by Fofurices)

 
Verão, praia, calor … para relaxar neste começo de ano, nada mais gostoso do que estar junto com as pessoas mais queridas e aproveitar! E para acompanhar, convenhamos, uma caipirinha de limão cai super bem. Então, por quê não um cupcake de caipirinha?

 
Esta receita foi retirada do blog Fofurices, e vai refrescar o seu verão!
Para fazer o cupcake de caipirinha, você irá precisar de: (Rende 24 cupcakes)

Massa
– 3 xícaras de farinha de trigo
– 1 colher de sopa de fermento em pó
– 1 xícara de leite
– suco de 3 limões
– raspas de 3 limões
– 1 xícara de manteiga com sal, em temperatura ambiente
– 2 xícaras de açúcar
– 4 ovos
– 1 colher de sopa de essência de baunilha
– cachaça (opcional – é apenas necessário caso não vá rechear)
Recheio de caipirinha
– 300g de chocolate branco picado
– 80g de creme de leite fresco
– raspas de 2 limões
– 25ml de cachaça
Cobertura de Merengue italiano aromatizado de caipirinha
– 2 claras de ovo
– 1/2 xícara e 2 colheres de sopa de açúcar
– 1/4 xícara de água
– 1 colher de sopa de suco de limão*
– 1 colher de sopa de cachaça*
* Você pode optar por colocar mais 2 colheres de sopa se quiser um sabor acentuado de caipirinha.
Como sempre, pré-aqueça o forno a temperatura de 220°C e disponha as forminhas de papel na forma de metal para facilitar o serviço mais tarde. Em uma tigela, peneire 2 vezes a farinha de trigo e o fermento, e reserve. Em seguida, misture em um copo grande o leite e o suco de limão, deixando descansar até o momento de usar. Esta mistura é conhecida como buttermilk, que nada mais é do que leite azedado. Na batedeira, bata a manteiga com o açúcar, em velocidade média-alta, até ficar uma massa fofa e clara. Diminua a velocidade para média e junte os ovos, um de cada vez, batendo por uns 30 segundos após cada adição e a essência de baunilha. Acrescente as raspas de limão, batendo por mais uns 20 segundos, e depois o leite com suco de limão. Nesta etapa, é bom raspar as laterais da tigela com uma espátula para que todo o conteúdo esteja bem incorporado, batendo por mais alguns segundos. Na sequência, adicione a mistura de farinha, colocando aos poucos e batendo até ficar uma massa bem macia, o que levará quase 2 minutos.
Coloque a massa até preencher cerca de 3/4 do volume total de cada forminha e leve para assar, lembrando de deixar a forma bem no meio do forno, assando por 5 minutos a 220°C, diminuindo para 180°C assando por mais 10 minutos. Neste passo é preciso muita atenção: Não abra o forno enquanto os cupcakes estiverem assando, pois isso faz com que o calor escape e você corre o risco deles murcharem. Acompanhe os seus cupcakes através do vidro do forno e só quando estiverem com mais cara de assados e no ponto pode abrir o forno. Com os cupcakes prontos, deixe-os descansar por 5 minutos na própria assadeira, transferindo depois para uma grade de confeiteiro. Quando estiverem frios, e caso não vá rechear, pincele o topo dos cupcakes com a cachaça, de leve, não é preciso “embebedar” o seu bolinho.
Para o recheio de caipirinha, comece aquecendo o creme de leite em uma panela ou em uma tigela, caso prefira usar o microondas, misturando em seguida o chocolate branco, deixando descansar por 5 minutos. Após o descanso, bata bem o creme de leite com o chocolate para que ele fique bem derretido, adicionando depois as raspas de limão e a cachaça. Leve o recheio a geladeira, com a tigela fechada por um filme plástico, por 2 horas. Quando for usar, bata por 2 minutos na batedeira em velocidade média e recheando imediatamente. Para rechear, você pode escolher uma destas técnicas aqui.

Para a cobertura de merengue italiano, misture a água e 1/2 xícara de açúcar em uma panela aquecendo em fogo baixo por 10 minutos, até atingir 115°, caso tenha um termômetro culinário, ou ponto de bala mole, que é quando se colocar um pouco da calda em um copo com água fria e se consegue fazer uma bolinha bem macia com os dedos. Enquanto se está fazendo a calda, bata as claras com 2 colheres de açúcar até ter claras em neve, obtendo picos, que levará uns 7 minutos. Com a batedeira ligada, junte a calda com a clara em neve, despejando de uma única vez, batendo em velocidade alta, por cerca de 5 a 6 minutos, até que o merengue esfrie. Acrescente por fim o limão e a cachaça, batendo rapidamente só para misturar.
Disponha o merengue em saco de confeiteiro com o bico de sua preferência. Os melhores são os tipo pitanga e flores especiais.

Para enfeitar a Sam recomenda cortar canudinhos em pedaços menores, fincando no bolinho, e meia luas de fatias de limão. Você ainda pode complementar o seu cupcake com lindos enfeites de guarda-chuvinhas, forminhas com as cores do verão, como a amarela, azul, laranja e verde, e wrappers.
Agora é só brindar! TIN-TIN!
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: